axeoya@axeoya.com.br

ABRIL

Men possessed by orixas dance before getting dressed in orixa costumes. They are participating in an Olubaje party, a Candomblé ritual for cleansing life of bad things and healing. The main god at the party is Omulu (the one with straws), known for healing disease

ABRIL

Semana santa traz a abertura de muitos candomblés. Coincidentemente, sábado de aleluia temos na tradição

familiar a festa de Ogum e Yemojá na nação nago egba, a qual vivemos o mais puro ritmo batá, vindo de abeokuta onde Yemojá é a rainha.

Ainda em abril faremos a festa de Ogum Oxoce Logum ede e Ossaim, aberta ao público para abrir o ano litúrgico com a comunidade do terreiro, convidados e simpatizantes. É o momento solene onde valorizamos os atributos destes caçadores e guerreiros… Eles, que na nossa vida prática, ajudam a abrir novos caminhos, novas soluções para a reconquista do progresso, da vitalidade, da vontade de vencer, da acertividade.

Coleta de folhas para obrigações

O ferro é o metal mais representativo de abril, assim como a cor azul profundo, azul turquesa e verde escuro. Representando também a força, a capacidade de produção e germinação da terra, esses são os orixás que mais sabem lidar com a obtenção de recursos para a sobrevivência do grupo… Defendem os seus protegidos, descobrem fontes novas de energia, caminhos novos para situações que pareçam sem resolução… enfim, são orixás combativos, protetores daqueles que, como eles, são caçadores, guerreiros, decididos…. os que tem vontade de vencer.

É claro que os orixás, mediante as oferendas, beneficiam todos a que a eles recorrem, porém os seus adeptos são mais identificados com suas características.

Festa no Axé

Vamos então, em abril, reiterar nossos pedidos e desejos de sucesso, realização, paz, vitória e certeza de boa sorte.

Ogum Akoro Oke Aro
Que a força e a sorte esteja com todos

Axé

Author Info

admin

No Comments

Post a Comment