axeoya@axeoya.com.br

MARÇO

candomble

MARÇO

O sincretismo trouxe para alguns terreiros do Brasil o descanso relativo: a quaresma. Finalizam o período do carnaval com uma festa de menor porte chamada lorogum. Normalmente abrem os candomblés na semana santa.

Este é o período de que as casas param de fazer obrigações e só atendem em casos especias. Nós, do ilê aba axé oyá obakosso, continuamos atendendo regularmente porque não praticamos o sincretismo religioso. Como o calendário do axé começa com a festa de Ogum, Oxoce, Ossaim e Logum edé em abril, o período que antecede a essa data após o carnaval nos dá um tempo razoável para a preparação dos festejos dos caçadores.

 

O período nos leva a pensar muito nos nossos objetivos, porque quando chega esta obrigação os caminhos começam a se abrir, e eles já tem que ter uma direção, eles precisam já existirem; chamamos de metas, objetivos.
Como em fevereiro Yemojá fortalece o nosso ori, o nosso equilíbrio, a nossa visibilidade aumenta; nada mais fácil do que agora organizar onde vamos investir nossas forças. Assim sendo, os caçadores poderão nos auxiliar bastante.
Então vamos planejar, criar, imaginar e perseguir nossos sonhos e ideais.

Ori pele pele oju odara

Author Info

admin

No Comments

Post a Comment