axeoya@axeoya.com.br

SETEMBRO

ibeji

SETEMBRO

Setembro é o mês para comemorar Ibegi. Divindade ligada ao nascimento dos gêmeos, sincretizada no Brasil com Cosme e Damião.

Importante símbolo para a cultura do candomblé, denota com clareza a importância dos descendentes dentro da religião, pois eles é que cultuam os antepassados.

Ibegi simboliza a parte humana das forças da natureza no culto panteista dos orixás, pois a representação deste orixá está no nascimento dos próprios gêmeos, que carregam em si uma estreita ligação com todo este universo mágico. Popularmente também chamados de eres (alegria,divertimento), são espíritos amigos que nos auxiliam no cotidiano trazendo prosperidade, esperança, felicidade, alegria…

Caruru de Cosme e Damião – é como chamamos a festa deles no final deste mês. Uma grande quantidade de comidas de orixás somadas a guloseimas, refrigerantes e brinquedos, são distribuidas nesta comemoração, conectando-se toda alegria das crianças participantes com Ibegi, propulsionando a força motora da esperança dentro de nós a se revitalizar, como quando éramos crianças.

Na última semana de setembro, estaremos realizando esta festa. Aguardamos você.

Axe ayo aba

Babalorixá Paulo de Oyá

Author Info

admin

No Comments

Post a Comment