axeoya@axeoya.com.br

A IMPORTÂNCIA DOS ATABAQUES

salvador - candomble_link

A IMPORTÂNCIA DOS ATABAQUES

A orquestra do Candomblé se compõe de três instrumentos principais:

– O atabaque (Ilu), o agôgô e a cabaça.

Há 3 espécies de atabaque, o grande (Rum), o médio (Runpí) e o pequeno (Lé). Os atabaques são considerados essenciais para a invocação dos deuses. Os nagôs e geges percutem o couro com os òghidavis.

O agôgô é um instrumento de ferro – duas campânulas, superpostas, uma menor do que a outra – percurtindo com uma vareta igualmente de ferro.
O som deste instrumento se destaca notavelmente sobre os demais. Quando tem apenas uma campânula, chama-se gã.

A cabaça é uma cabaça comum coberta com uma rede de malhas feita com sementes chamadas contas da Santa Maria. Durante alguns anos, recentemente, em vista da proibição policial contra os atabaques, a orquestra dos Candomblés contava principalmente com estas cabaças, outrora chamadas de piano-de-cuião ou aguã.

O chefe do Candomblé acrescenta à orquestra, quando nagô ou gege, o som do adjá, uma ou duas campânulas compridas que sacudidas ao ouvido da filha, ajudam a manifestações do Orixá e quando Angola ou Congo, o som do caxixi, um saquinho de palha trançada cheio de sementes.

Antes de começar a dançar, a filha deve reverenciar a orquestra, com a cabeça em terra. À chegada de um ôgô, os tocadores interrompem a sua música e saúdam, com um toque especial, o recém chegado que deve, meio ajoelhado, passar a mão no chão e elevá-la à testa, tocando depois com os dedos os atabaques. Os Orixás, manifestados nas filhas, vêm homenagear a orquestra e passar complascentemente a mão pela cabeça dos seus componentes.

Sem o atabaque a festa perde 90% do seu valor, pois este instrumento é considerado o meio de que se servem os humanos para as comunicações e para as suas invocações aos Orixás. É ainda como na África, o seu telégrafo, dando a grata notícia da festa à gente do Candomblé por acaso distante. É o elemento de animação da cerimônia (ainda, como na África). É o único instrumento que realmente é apropriado para saudar os Orixás, quando já “desceram” entre os mortais ou para invocá-los, quando sua presença é necessária para saudar as ôgâna para marcar o ritmo, ora monótono, ora decorativo, ora vertiginoso e aparentemente desordenado das danças sagradas.

Author Info

admin

No Comments

Post a Comment