axeoya@axeoya.com.br

A união matrimonial na religião dos orixás

deuses-africanos

A união matrimonial na religião dos orixás

O momento dessa decisão na vida do casal vem abençoado pelos familiares dos noivos, pois uma das imensas bênçãos do axé é a preservação da unidade familiar e a descendência, que com cantos e cerimônias homenageiam os antepassados familiares (pais, avós , bisavós)

A liturgia, muito alegre, acontece em ritmo de festa, onde a interatividade dos padrinhos e familiares é expressiva para o futuro dos noivos estarem mais abençoados.

No ritual, elementos da natureza estão presentes; conectando os noivos com a terra e com o compromisso de cuidarem do primeiro filho dessa união, que é o casamento.

Nesse caso, cuidam dele como uma mãe cuida dos filhos, com carinho, paciência, entendimento e comprometimento com os votos mútuos.

A noiva, de branco, trazido por um grupo de mulheres,  encontra na frente do sacerdote o noivo trazido igualmente  pelos homens.

Flores, mel, dendê, água, sal, terra e vários outros ingredientes que componham a reunião, trazido para a vida dos dois todos os benefícios desses ingredientes.

A comida, servido a todos durante a celebração, tem importância especial, pois carrega a energia e a força dos desejos iluminados.

Aliança, no sentido profundo da palavra simboliza que a proteção dos orixás estará sempre presente nesta união inquebrantável, ininterrupta assim como o anel; em ouro, para mostrar que quanto mais tempo passa, a emoção genuína e inicial, sempre será conservada e que mesmo com o passar do tempo, não envelhece, e assim como o metal nobre, fica mais bonito e tem mais valor com o passar dos anos. Casar é unir os espíritos que não se desgastam com o tempo, assim crescem e aprendem cada vez mais juntos. A preparação das comidas que carregam essas virtudes mágicas são feitas pela Iyabasu, preparada para transmitir  alquimia dos desejos como tempero das iguarias dos noivos.

Author Info

admin

No Comments

Post a Comment